131 anos da criação da Coca-Cola

Em 29 de março de 1886, o Dr. John Pemberton criou o primeiro lote de Coca-Cola em seu quintal. Há 131 anos, um homem mexendo uma mistura em seu quintal na cidade de Atlanta, no Estado da Geórgia, Estados Unidos estava prestes a fazer história. O Dr. John Pemberton, um farmacêutico, estava no processo de preparar o primeiro lote do que mais tarde se tornaria a Coca-Cola.

Esse primeiro lote foi criado com nozes de kola (para a cafeína) e folha de coca. Em oito de maio do mesmo ano, a fórmula estava sendo vendida na Jacob’s Pharmacy em Atlanta por cinco centavos de dólar por garrafa. Foi apontado como uma cura para uma série de problemas de saúde, de indigestão a dores de cabeça, ressaca e para a impotência.

O Dr. Pemberton lutou na Guerra Civil, e no final da guerra ele decidiu que queria inventar algo que lhe traria sucesso comercial. Imagine que, criar algo que não só servisse uma necessidade, mas ser comercialmente viável. Normalmente, tudo o que ele fazia falhava nas farmácias. Ele inventou muitas drogas, mas nenhuma delas ganhou dinheiro. Assim, Pemberton decidiu tentar algo no mercado de bebidas. Nessa época, o consumo de sodas estava aumentando na popularidade como um ponto de encontro social. Então fazer uma bebida de refrigerante fazia muito sentido. E foi quando a Coca-Cola nasceu.

No entanto, Pemberton não tinha idéia de como anunciar. Foi aí que Frank Robinson entrou. Registrou a fórmula da Coca-Cola no escritório de patentes e projetou o logotipo. Ele também escreveu o slogan, “A Pausa Que Refresca”. A Coca-Cola não foi tão bem em seu primeiro ano. E para piorar as coisas, Dr. Pemberton morreu em agosto de 1888, o que significa que ele nunca viu o sucesso comercial que ele estava procurando.

Hoje, a Coca-Cola é uma das marcas mais reconhecidas mundialmente. A Coca-Cola Company vende produtos em mais de 200 países. O que começou como um experimento no quintal cresceu significativamente. Em 2015, a Interbrand classificou a Coca-Cola como a terceira marca mais valiosa em todo o planeta.

69e1babc1a2edb93133a2040e83b00d8

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s