Oscar 2015

No próximo domingo, dia 22, será realizado mais uma entrega do Oscar, o prêmio máximo do cinema. E mais uma vez consegui assistir a todos os filmes que concorrem ao Oscar de melhor filme. E novamente foi difícil conseguir assistir a todos os oito filmes concorrentes, pois na minha cidade o cinema é ruim e filmes bons quase não passam por aqui. Tem filmes do Oscar do ano passado que nem passaram por aqui. Diante desse problema, tive que recorrer a internet para assistir aos filmes antes da entrega do Oscar e poder fazer esta postagem aqui no Blog.

Este ano tem filmes muito bons concorrendo na categoria Melhor Filme. E dos oito concorrentes, quatro são baseados em histórias reais, sinal de que a vida real dá boas histórias para se contar no cinema.

Abaixo segue a lista dos indicados a melhor filme, na ordem de minha preferência e torcida. Nos dois últimos anos, quando fiz listas iguais a essa, a minha terceira opção é que foi a vencedora em 2013 e minha segunda opção a vencedora em 2014. Quase acertar os vencedores nos dois últimos anos é sinal de que entendo um pouco de cinema. Aliás, cinema é uma de minhas paixões desde criança! Atualmente não vejo muitos filmes no cinema, vejo muitos filmes em casa. No passado teve anos em que eu cheguei a assistir setenta e dois filmes no cinema. Hoje em dia para mim é mais confortável assistir filmes em casa, numa TV gigante de Led com 3D, e podendo obter na internet filmes recém lançados que muitas vezes demoram para chegar ao Brasil e outras vezes nem passam por aqui.

00

Minha ordem de preferência pelos filmes que concorrem ao Oscar de Melhor Filme em 2015, ficou assim:

1°) Sniper Americano

Autobiografia de Chris Kyle, atirador de elite da Marinha norte americana, que lutou no Iraque e teve em seu currículo cerca de 160 mortes. Chris Kyle foi considerado o mais letal atirador da história das forças armadas dos Estados Unidos.

Gostei muito desse filme, que conta uma história real e tem um final triste e surpreendente. O final é algo recente, que ocorreu em 2013. O filme foi baseado num livro com o mesmo nome. 

01

2°) Whiplash: Em busca da perfeição

Este filme conta a história de um baterista de jazz, que frequenta uma das melhores escolas de música do mundo. Apaixonado pelo instrumento e desejando ser “grande”, ele abraça na primeira oportunidade a chance de trabalhar ao lado do temido maestro Fletcher em sua famosa banda. O maestro, porém, tem métodos nada ortodoxos de ensino e não demora a humilhar o baterista novato.

Achei o filme muito bom! Ele mostra como empenho e força de vontade nos faz vencedores. E ao mesmo tempo também mostra que não devemos largar tudo, para conquistar um sonho…

02

 3°) A Teoria de Tudo

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com uma aluna de Cambridge e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas vinte e um anos.

Filme gostoso de assistir e que mostra a história de um personagem importante de nosso tempo e fala sobre superação e amor.

04

4°) Selma

Drama histórico sobre a campanha por direitos civis dos negros nos Estados Unidos. O filme conta a campanha que tomou espaço na cidade de Selma, no Alabama, onde cidadãos negros tiveram seus direitos a voto negados sistematicamente. O caso chamou atenção e ganhou envolvimento de Martin Luther King.

Outro filme real e muito bom, que conta uma passagem importante na história norte-americana, que contou com a participação de Martin Luther King.

03

5°) O Jogo da Imitação

Cinebiografia do gênio matemático Alan Turing, que durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou com os Aliados na decodificação das máquinas Enigma, ajudando a quebrar códigos de mensagens secretas nazistas e auxiliando na vitória aliada. Turing foi um gênio matemático e nome fundamental às ciências da computação. Ele foi criminalmente processado por ser homossexual no início da década de 1950. Ele poderia escolher a castração química ou a prisão, e ficou com a primeira opção. Desmoralizado, cometeu suicídio comendo uma maçã contaminada com cianureto. Reza a lenda que a Apple (“maçã”) de Steve Jobs teria sido batizada em homenagem a Turing.

Outro filme que conta uma história real e tem uma ótima produção de época. Para ser sincero até que gostei do filme, mas na hora de decidir quais achava melhores, acabei optando por outros filmes por pouquíssima diferença.

06

6°) O Grande Hotel Budapeste

No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Filme agradável de assistir, com bons atores e um produção de época muito bem feita.

05

7°) Boyhood da Infância a Juventude

O filme foi gravado durante doze anos e mostra a vida do personagem Mason, dos cinco aos dezoito anos. Na verdade o filme é menos sobre a história de um menino, e mais sobre o passar do tempo, sobre coincidências, sobre como a vida de todos nós daria, sim, um filme.

O interessante no filme é a mudança que é possível notar nos atores, no transcorrer de doze anos de filmagens. O filme tem quase três horas de duração, mas confesso que não gostei. Me deu sono! E é visível a “embarangada” que a atriz principal teve nos doze anos que levaram para gravar o filme (gravavam uns dias a cada ano). 

07

8°) Birdman

Um ex-ator de cinema, famoso por interpretar um icônico super-herói, chamado Birdman, monta uma peça na Broadway para tentar reconquistar suas glórias passadas. A trama se passa no transcorrer de três dias, em que o ator lida com problemas com a família e a carreira.

Filme com muito dialogo e algumas “viagens”. Algumas pequenas partes bastante interessantes. Mas no geral não gostei do filme!

08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s