2ª Caminhada pela Trilha Molhada em Faxinal

Estive pela segunda vez na cidade de Faxinal e dessa vez foi para participar de uma caminhada diferente. O percurso da caminhada era de pouco mais de 5 km, mas o trecho era difícil e muito molhado, pois passava por muitos trechos com água e era preciso atravessar um rio algumas vezes. Junto comigo foram dois amigos de Campo Mourão, Raphael e Jacke. Seria a primeira caminhada deles e foram debutar justamente numa caminhada bastante difícil. Mas no final gostaram da aventura!

Ao todo foram 56 pessoas que participaram dessa caminhada, incluindo os guias. A maioria do pessoal era da cidade de Londrina, do grupo Londrinape Caminhadas (http://londrinape.blogspot.com.br/). Pude reencontrar alguns amigos nessa caminhada e também fazer novos amigos.

A caminhada iniciou por um trecho de pasto e após atravessarmos uma cerca de arame, começamos a descer um morro íngreme em direção a mata, logo chegando ao Rio Bufadeira. A partir daí caminhamos quase o tempo todo por dentro da água, atravessando o rio em alguns pontos e depois seguindo por sobre pedras nas margens. Teve uma parada mais longa em uma pequena cachoeira, onde alguns caminhantes aproveitaram para nadar no rio.

O dia estava muito quente, mas a água do rio era tão gelada, que alguns passaram frio. Na metade do percurso entramos em uma trilha bastante estreita no meio da mata e seguimos caminhando por dentro de um córrego. Em alguns trechos era preciso da ajuda de cordas para subir pela trilha molhada. Após algum tempo chegamos em uma grande gruta, no fundo de um vale. Depois seguimos ao lado de um grande paredão, de onde caía gotas de água sobre nossas cabeças e ajudava a refrescar, pois o calor continuava intenso. Passamos por uma pequena cachoeira nessa trilha ao lado do paredão, onde alguns caminhantes aproveitaram para se banhar na água que caía.

Após quatro horas de caminhada aconteceu uma parada para almoço, onde o pessoal aproveitou para lanchar. Depois seguimos em direção ao rio e caminhamos mais um tempo pela água. O trecho final era a subida de um morro, para depois seguir por uma plantação, de onde apareciam os primeiros pés de soja ainda pequenos.

Durante a caminhada ocorreu um pequeno acidente, onde um caminhante confiou demais em suas habilidades ao subir um barranco com a ajuda de uma corda e acabou caindo de uma altura de quatro metros. Felizmente ele caiu dentro da água e não se feriu muito. Tinha uma médica no grupo, que deu o primeiro atendimento e depois os guias acionaram a equipe de resgate de Faxinal. O local onde aconteceu o incidente era de difícil acesso, mas no final das contas tudo terminou bem. E nosso amigo caminhante saiu dessa com um grande susto, alguns pontos em uma orelha e uma lição aprendida, de que não devemos confiar demais em nossas habilidades, pois um dia nosso excesso de confiança pode nos causar algum problema.

Sei que essa foi uma das melhores caminhadas de que já participei e pretendo voltar a Faxinal para percorrer essa mesma trilha em outra oportunidade. O José Berti é um dos guias locais que organiza caminhadas pela região de Faxinal, que é um cidade que possui muitas cachoeiras e em razão disso proporciona ótimo entretenimento para aqueles que gostam de aventuras e esportes junto a natureza.

Para contatar o Berti acesse http://grupodecaminhadasfaxinal.blogspot.com.br/

Reunião antes do início da caminhada.

Reunião antes do início da caminhada.

Os 56 caminhantes reunidos.

Os 56 caminhantes reunidos.

Iniciando a caminhada.

Iniciando a caminhada.

Vander, Raphael e Jacke.

Vander, Raphael e Jacke.

Primeira travessia.

Primeira travessia.

Trilha molhada.

Trilha molhada.

Um ajudando o outro...

Um ajudando o outro…

Cachoeira.

Cachoeira.

Mais trilha molhada.

Mais trilha molhada.

Berti e Vander.

Berti e Vander.

Mais um trecho por dentro da água.

Mais um trecho por dentro da água.

Trilha no meio da mata.

Trilha no meio da mata.

Trecho difícil.

Trecho difícil.

Muito barro...

Muito barro…

Pequena cachoeira.

Pequena cachoeira.

Parada para almoço.

Parada para almoço.

Caminho de volta.

Caminho de volta.

Subida difícil.

Subida difícil.

4 respostas em “2ª Caminhada pela Trilha Molhada em Faxinal

  1. Caramba Vander!!
    além de caminhante voce é um ótimo escritor…Parabens pelo texto, pela foto, pelo Blog….abraço

  2. Mt show seu texto, bem detalhado, as fotos tb estão bem legais, só uma correção quanto a altura da queda do nosso amigo caminhante, a altura era de mais ou menos 4 metros, parabéns pelo site, até as próximas amigo…

    • Luis,

      Obrigado pela correção de informação, vou alterar no blog.
      Como eu estava no final da fila, tomei por base informações que me foram passadas.

      Abraço e obrigado pela visita ao Blog.

      Vander

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s