Dia da Bandeira

A bandeira brasileira deveria ser essa...

A bandeira brasileira deveria ser essa…

Hoje é dia da bandeira e quase ninguém lembra. Aqui no colégio onde trabalho não teve nem hasteamento ou hino da bandeira. Nos meus tempos de colégio, datas como esta eram lembradas. Vivíamos numa ditadura, com governo militar, mas ao menos o patriotismo era mais nítido, não acontecia somente em época de copa do mundo.

Acho o hino da bandeira muito bonito, quem fez a letra do hino (Olavo Bilac) estava inspiradíssimo. Lembro bem do dia da bandeira em 2002. Eu estava nos Estados Unidos e pela manhã seguia numa Van com mais doze pessoas, entre brasileiros e hispanos, indo de Orlando para Cocoa Beach. Na época eu trabalhava no hotel Hollydai Inn, de Cocoa Beach. No meio da viagem lembrei que era dia da bandeira no Brasil e comentei isso com o “Honey”, amigo brasileiro que estava sentado ao meu lado. No mesmo instante sem combinar nada começamos a cantar o hino da bandeira ali mesmo dentro da Van. Os hispanos não entenderam direito o que estávamos fazendo e depois que contamos acharam bonito o nosso gesto.

Quando estamos longe de nosso país é que sentimos mais saudades dele e onde os símbolos nacionais fazem mais sentido. Parece estranho, mas na verdade somos mais patriotas quando estamos longe do Brasil.

A bandeira acima é um protesto pelos dias atuais, onde a fome, a desordem, o crime e a corrupção imperam no Brasil. Acho que deveríamos mesmo alterar a frase positivista de “Ordem e Progresso” para essa frase realista “Caos e Fome”.

5 respostas em “Dia da Bandeira

  1. Olá Vander, muito prazer em conhecer-te !
    Vim parar aqui pois estava procurando pela bandeira do Brasil e cliquei nesta sua porque me chamou a atenção. E a boa surprêsa foi ler seu texto, que diz claramente o que pensamos por aqui. Porém, estamos parados, cansados de lutar e nada de bom acontecer. Mas, depois que ví a atriz Cristiane Torloni falando a TV, resolví apoiá-la de alguma forma, pois tem se dedicado bravamente em salvar a Amazônia, e me pareceu que estava sozinha ! E foi desta maneira que encontrei: criando uma comunidade no Orkut para desenvolvermos o bem comum.
    Promovendo um país melhor,
    abraços fraternos

  2. Caos e fome não é algo para se por em nossa bandeira. somos um país bem estruturado de 2° mundo com belezas e maravilhas.moramos em um paí descriminado lá fora e esta imagem me fez perceber que existem loucos que descriminas o nosso país sendo eles daqui. ridiculizar a nossa pátria desta forma é um tapa na cara de toda a nação. caos e fome existe, entretanto, não somos a nação dos mesmos.

    • Daniel,

      Mesmo não concordando contigo, respeito sua opinião e prova disso é que seu comentário ficará aqui no blog pra ser lido por todos que assim desejarem. Vivemos num pais democrático que permite que pessoas com opiniões divergentes convivam em harmonia.

      Grande abraço e obrigado pela visita ao Blog.

      Vander

  3. Só não concordo com a aspressão:a fome, a desordem, o crime e a corrupção imperam no Brasil. não somos o império disso. todos os países possuem esse tipo de problema, uns menos do que nós e outros mais. Se realmente queres escrever isso eme algum lugar, por favor, não escreva em nossa bandeira, podes até definir o planeta Terra com essas palavras, mas não concordo que seja escrito em nossa bandeira, não mesmo.

    • Daniel,

      Posso amar um lugar, o Brasil, mas não sou obrigado a aceitar ás muitas coisas erradas que meu país tem. Seremos o eterno país do futuro enquanto nossas Leis forem falhas e protegerem os poderosos e sacrificar os mais humildes. Seremos um país de caos e fome enquanto governos populistas continuarem tendo enorme aprovação da maior parte da população, que é mal instruida e ignorante, não percebendo que é manipulada.

      Grande abraço,

      Vander

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s